Configurar Roteador TP-LINK TL-WR841ND como repetidor

imagem do roteador TP-Link TL-WR841ND

Roteador TP-Link TL-WR841ND

Este artigo explica como configurar roteador TP-Link TL-WR841ND como repetidor (WDS) para ampliar o alcance da sua rede wifi. É necessário um conhecimento médio para conseguir executar a configuração e não correr o risco de dar nenhum problema ou piorar ainda mais a sua situação. Siga as instruções abaixo por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por qualquer problema ou prejuizo. Mas se der problema fique à vontade para comentar neste post que vamos tentar ajudá-lo. :)

Uma das dores mais comuns hoje em dia que todo mundo tem conexão wifi em casa é a distância de determinados dispositivos da entrada da conexão de internet da casa. Porque fatalmente chega o seu cabo de internet, qualquer que seja, e muito próximo vai ficar o seu roteador wifi. Mas nem sempre o dispositivo que você quer conectar fica tão próximo, como por exemplo, você tem o roteador em um quarto da casa e não consegue conectar a TV da sala a sua rede wireless.

Uma possível solução que muita gente tem usado com sucesso é configurar um roteador para funcionar como “repetidor” rede. Para ilustrar, digamos que o seu roteador principal, o que fica conectado ao modem da internet, tem um alcance de 10 metros. Mas o seu computador fica a 20 metros deste roteador e com isto você não consegue conectar com consistência ou com boa velocidade. A solução para este caso é colocar o repetidor a 10 metros do roteador principal. Ele vai “ouvir” a rede principal e “repeti-la” por mais 10m. O seu PC então vai conectar a rede wireless fornecida pelo repetidor, que por sua vez vai conectá-lo à internet.

Claro que se você precisa de uma solução profissional e não tem problema com custos esta não é a melhor solução para você. Existem roteadores de alcance maior e equipamentos repetidores profissionais. Esta explicação aqui neste caso é uma solução que funciona mas é uma solução caseira para ampliar o alcance do seu roteador e por sua vez ampliar o alcance da rede wifi.

Já vi alguns casos em que pessoas simplesmente substituiram a antena do roteador por antenas melhores, maiores, mais caras e potentes. Eu pessoalmente nunca testei esta solução. Pode ser que funcione. Mas prefiro a solução de configurar roteador como repetidor porque me parece mais razoável e confiável.

Para configurar um roteador como repetidor você vai precisar de dois roteadores.

Parece meio óbvio falar isto, mas não custa lembrar. Um roteador vai continuar sendo um roteador, o outro roteador vamos alterar a configuração dele um repetidor.

Este tutorial ensina a fazer o truque especificamente com o Roteador da TP-Link modelo TL-WR841ND, mas nada impede você de entender mais ou menos como funciona e tentar fazer a mesma coisa com o seu roteador de outra marca ou modelo. A idéia é sempre a mesma.

Assista o video abaixo com o tutorial da configuração passo a passo.

Funcionou para você, conte para a gente nos comentários!

12 ideias sobre “Configurar Roteador TP-LINK TL-WR841ND como repetidor

  1. Rodrigo Loyola

    Fiz o passo a passo igual está no video, mas a internet não funciona de jeito nenhum. meu roteador principal é um thomson DWG850

  2. lucas

    parecem meio misticas essas repetições wi-fi. Dá tudo certo e de uma hora pra outra para de funcionar e tenho de reconfigurar tudo de novo.Com o tempo eu aprendo…penando. Esse tutorial está muito bom e claro, coloca o repetidor pra funcionar mesmo. Fico com uma duvida só: tem de ser feita alguma alteração no roteador principal?O WDS fica habilitado ou desabilitado nele?

  3. Douglas

    Amigo! Liguei o cabo de rede na porta 1 do roteador tp-link que será o repetidor, mas na hora de colocar o ip. 192.168.1.1 no navegador ele não entra na área do usuário e senha, tentei o número 192.168.0.1 ai ele entrou na área de usuário e senha mas com o nome de thomson. E agora????

  4. Flamarion

    estou tentando fazer esse mesma configuração usando um tl wr841n para expandir o sinal e um tl wr 8960n como modem+router. mas toda configuração o tl-wr841n fica procurando rede e sem acesso a internet…
    Por favor me ajude…Obrigado..

  5. Douglas

    Estou com o mesmo problema do amigo ai em cima! Fiz tudo, mas fica com um ponto de exclamação e não tem acesso a internet.

  6. lucas

    vejo que você escolheu o canal 6 mais no meu eu uso automático para que ele não entre em conflito com outros roteadores se alguém tiver na mesma frequência que a minha ele muda para outra sozinho no caso quando eu for fazer a configuração escolho o automático no repetidor também ou tenho que colocar o canal especifico

  7. Tony

    Parabéns pelo tutorial! Mas eu ainda tenho uma dúvida: Tenho 02 Roteadores da TP LINK WR740N(Principal) e o WR 741ND esse último é o repetidor, onde eu desliguei o DHCP, e na configuração de CANAL utilizei o mesmo do Principal porque eu tinha lido em um tuto no próprio site da TP LINK, idem nome da rede Wireless e senha, ao tempo que, o IP está como 198.162.1.200.

    A minha intenção era usar o sinal do repetidor para conectar a minha Smart TV Samsumg, ela mostra a rede, intensidade do sinal tudo perfeito, mas não se conecta! Mostra o endereço MAC tudo certo, mas mesmo assim não vai…..

    Outro detalhe é que quando o meu celular se conecta ao sinal do repetidor ele mostra sinal bom mas não há envio de pacotes e portanto sem navegação… não sei o que fazer realmente, desconfio que a TV não pega em função do DHCP do REPETIDOR estar desligado e/ou a criptografia estar no automatico e não em uma das opções AES ou TKIP.

  8. Sandro

    estou tentando fazer esse mesma configuração usando um tl wr841n para expandir o sinal e um tl wr 8960n como modem+router. fiz toda a configuração do video e o tl-wr841n fica procurando rede e sem acesso a internet…
    Por favor me ajude…Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>