Como configurar uma rede de dois computadores?

Dúvida: Como configurar uma rede de dois computadores?
Tenho dois computadores em casa, gostaria de configurar uma rede para a troca de arquivos entre eles utilizando um roteador wifi. Já tenho um modem conectado à internet e ligado ao roteador. Consigo acessar a internet pela rede wifi. Mas como configurar uma rede de dois computadores para que consiga trocar arquivos entre eles?

Resposta:
Se você já possui uma rede wifi configurada em seu roteador, e já está com o modem conectado a internet. E já está conseguindo acessar acessar a internet através do seu roteador wifi. Já tem 90% pronto. O que precisa agora é somente colocar os dois computadores para falarem entre sí.

Como configurar uma rede de dois computadores conectados à mesma rede wifi que já estão acessando a internet:

  1. Entendendo os IPs na rede – Os dois computadores já estão em rede, agora para um “enxergar” o outro na rede, você só precisa saber esses IPs. De uma forma geral quando você configura o seu roteador para distribuir a internet, ele cria uma rede no modo DHCP que resumidamente atribui um IP dinamicamente a cada computador no momento da conexão. Desta forma você não tem como saber o IP de um computador até que conecte na rede e que o roteador atribua a ele um IP novo, que dependendo dos outros computadores que estiverem na rede pode mudar sempre que conectar.
  2. Como definir um IP para configurar a rede – Normalmente você vai ter um computador “servidor” e alguns computadores “usuários”. Se este for o seu caso, você só precisa de um IP fixo no servidor, para os outros computadores “usuários” conseguirem acessá-lo. O padrão de IPs da sua rede depende do “Subnet mask”, que em geral é “255.255.255.0″. Se for este o seu caso você pode definir qualquer IP no formato: 192.168.0.x para o seu servidor. Com o IP fixo outros computadores “usuários” pode acessá-lo.
  3. Como compartilhar uma pasta na rede – Para configurar uma rede de dois computadores para que um possa acessar uma pasta do outro. No computador (com o IP definido de preferência) Clique com o botão direito do mouse > Opções de compartilhamento > compartilhar pasta e defina um nome para a pasta na rede. Depois basta ir no outro computador e digitar o IP no windows explorer no formato //IP ( //192.168.0.100 por exemplo) que vai aparecer as pastas compartilhadas daquela máquina. Selecione a pasta compartilhada. Se quiser que ela fique sempre disponível clique com o botão direito do mouse nela e escolha “mapear unidade de rede” escolha uma letra e pronto. Ela vai ficar sempre disponível como um drive no seu explorer.

Concorda com esta resposta? Participe!

Este post foi publicado em Rede e marcado com a tag em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>